quarta-feira, 10 de junho de 2009

Para Pensar o Brasil - Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro (1922-1997)
O processo civilizatório: etapas da evolução sócio-cultural (1968)
O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil (1995)

Informações bio-bibliográficas sobre Darcy Ribeiro.

Fundação Darcy Ribeiro

Livros de Darcy Ribeiro:

Textos de Antonio Candido sobre Darcy (inclui o artigo "O mágico de Montes Claros", uma introdução a Maíra e o artigo "As três bandeiras") [em pdf, no 4shared]


Personalidade inquieta e ousada
Antonio Candido

Darcy Ribeiro foi sem dúvida um dos maiores intelectuais brasileiros deste século, com a particularidade de ter sido também um grande homem de ação.
Ele tinha uma personalidade inquieta e ousada, que o levou a se interessar por alguns dos setores mais importantes da cultura brasileira. Sem falar das obras de sua especialidade de antropólogo, lembro tudo o que fez no setor de educação, não apenas escrevendo, mas criando instituições do mais alto interesse. É preciso também fazer referência a sua vocação de escritor criativo, cujo principal produto foi o romance Mayra. E por último lembremos um dos aspectos mais fecundos de sua atividade, que foram as obras sobre a natureza da história e da sociedade brasileiras, como O Povo Brasileiro e O Processo Civilizatório. Mas eu não poderia esquecer de um aspecto muito importante do seu pensamento em relação ao Brasil: o otimismo. Darcy Ribeiro teve a capacidade de sintetizar, numa perspectiva quase eufórica, alguns aspectos que muitas vezes são considerados negativos, como a mestiçagem, a alegria dionisíaca, a mistura de culturas e outros, que ele sabia fundir numa visão construtiva e sem ufanismo.
(Folha, 19/06/2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário