sábado, 25 de outubro de 2008

Karl Marx - Grundrisse

Há dez anos, houve muitas comemorações dos 150 anos do Manifesto Comunista.
"Como um sinal de alarme entre duas catástrofes, o
Manifesto Comunista ainda continua soando, ontem como hoje, para despertar a humanidade do mesmo pesadelo ancestral da dominação." (Paulo Arantes).
Alguns textos sobre o Manifesto:
Mas poucos parecem estar comemorando os 150 anos dos Grundrisse (Grundrisse der Kritik der Politischen Ökonomie - Fundamentos da Crítica da Economia Política), que Marx rascunhou no inverno de 1857-1858. O manuscrito, publicado pela primeira vez em 1939 (em Moscou), só se tornou um pouco mais conhecido depois da edição alemã de 1953. Para alguns, é apenas um rascunho preparatório para O Capital; para outros, é a obra mais abrangente de Marx (apesar de fragmentária), porque nas suas quase mil páginas são abordados assuntos de que ele não se ocupou nos outros escritos: o projeto esboçado nos Grundrisse previa seis seções, e O Capital é a elaboração de apenas uma dessas seis seções.
Recentemente,
Eric Hobsbawm deu uma entrevista sobre a atualidade de Marx (A crise do capitalismo e a importância atual de Marx), a propósito da publicação de um livro coletivo (em inglês) sobre os Grundrisse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário