domingo, 18 de outubro de 2009

Caudwell - Ilusão e Realidade

Christopher Caudwell

Livro de Christopher Caudwell (em inglês) - Illusion and Reality: a study of the sources of poetry (1937).
Três artigos do volume póstumo Studies in a Dying Culture (1938) [marxists.org]

Christopher Caudwell (1907-1937) [pseudônimo de Christopher St. John Sprigg] integrou-se ao Partido Comunista Britânico em 1934 e lutou na Guerra Civil Espanhola, na qual morreu em batalha, aos 29 anos de idade. Marco da crítica literária marxista, Illusion and Reality é uma tentativa de teorizar a história da poesia de um ponto de vista materialista. Apesar da importância histórica, o estudo de Caudwell é reconhecidamente limitado.
Discípulo de Caudwell, George Thomson (1903-1987) - que se tornou professor da Universidade de Birmingham em 1936, ano em que também se juntou ao Partido Comunista Britânico - publicou livros como Aeschylus and Athens: a study in the social origins of drama (1941) e Marxism and Poetry (1945).
Em seu ensaio "Crítica e sociologia" (Literatura e Sociedade), Antonio Candido menciona ambos os críticos ingleses, considerando que o estudo de Thomson sobre as raízes sociais da tragédia grega é "muito mais sólido" do que a investigação de Caudwell sobre as origens da poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário