domingo, 31 de janeiro de 2010

Marxismo e Filosofia

Livro (em espanhol) de Karl Korsch - Marxismo y Filosofía (1923). A edição espanhola traz prólogo de Adolfo Sánchez Vázquez. [ifile - clicar em "request a download ticket" e esperar aparecer o link para download]

Publicado no mesmo ano de História e Consciência de Classe, o livro de Korsch tem em comum com o de Lukács a revitalização do arcabouço hegeliano do marxismo e a crítica à teoria do reflexo, embora as duas obras tenham sido elaboradas de maneira independente. Ambos os livros foram condenados no V Congresso da Terceira Internacional e costumam ser vistos como obras fundantes do marxismo ocidental. Mas, para além das coincidências, as diferenças entre elas são substanciais - sobretudo, Korsch não atribui à teoria da reificação a importância que esta tem para Lukács. Além disso, como é dito na apresentação da ed. brasileira, recentemente publicada, "Marxismo e Filosofia carece da exaustiva fundamentação filosófica sobre a qual se ergue História e Consciência de Classe; sobretudo, há algo que as distingue essencialmente: a apreensão das mediações entre teoria e práxis (nomeadamente a práxis política revolucionária)."

Resenha de Marxismo e Filosofia, por Ricardo Musse (originalmente publicada no Jornal de Reenhas, 1998).

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Depois da Teoria


Livro (em espanhol) de Terry Eagleton - Después de la Teoría. [pdf]

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

sábado, 23 de janeiro de 2010

Tempos de Lukács

Entrevista de György Lukács ao semanário alemão Der Spiegel (1970) [em português].

Entrevista de István Mészáros - Tempos de Lukács e nossos tempos: socialismo e liberdade (originalmente publicada em 1984).

Fonte: Verinotio revista on-line

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Entre o Existencialismo e o Marxismo


Livro (em inglês) de Jean-Paul Sartre - Between Marxism and Existentialism (compilação de ensaios e entrevistas).

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Entre Quatro Paredes

Duas peças de Jean-Paul Sartre (em francês) - Huis Clos, suivi de Les Mouches.

domingo, 17 de janeiro de 2010

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Reflexões sobre o debate Brecht-Lukács

Ensaio de Fredric Jameson sobre o debate entre Brecht e Lukács (em espanhol) - El debate entre realismo e modernismo [pdf]. Fonte: Youkali
Ensaio originalmente publicado, sob o título "Reflections in conclusion", como posfácio ao volume Aesthetics and Politics (Verso, 1977) e depois republicado como "Reflections on the Brecht-Lukács Debate", em The Ideologies of Theory.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Ópera dos Três Vinténs


Filme de G. W. Pabst - Die Dreigroschenoper (1931), com roteiro de Béla Balázs e outros, adaptando a peça de Bertolt Brecht e Kurt Weill. Com legendas em inglês. [rapidshare]
Baixar todas as partes e extrair, com Winrar, os arquivos de imagem de DVD (.iso) [2 DVDs, 7.96 GBs / 8.13 GBs]. Os arquivos .iso podem ser gravados em DVD-DL ou emulados com DaemonTools.

Também em DVD-Rip (avi). [A página inclui link para legendas em inglês.]

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os Carrascos Também Morrem



Filme de Fritz Lang - Hangmen Also Die! (1943), com roteiro de Bertolt Brecht. [mpg4] [Baixar todas as partes e descompactar com Winrar.] Em inglês. Legendas aqui.